domingo, 18 de abril de 2010

Perca peso com a corrida

Clarissa, daqui a pouco vou querer uma comissão, de tanto que te anuncio aqui, heim!!Mas obrigada pela dica do site sobre corredores,amiga, estou babando em cada matéria, tem muitas dicas legais e interessantes.E obrigada também pelos recadinhos que têm me levado à tantas reflexões.
Quem interessar pelo site pode conferir clicando na imagem abaixo.

Perca peso com a corrida ..................................................

A corrida é o esporte ideal para perder peso com saúde e mudar o estilo de vida, sem restrições ou dietas

Por Marina Oliveira e Daniel Braz
Perder peso para muitos é sinônimo de dietas restritivas, fome, sofrimento e, na maioria dos casos, desistência. Porém, os que aliam a promessa com a prática de uma atividade física como a corrida, por exemplo, encontram a fórmula ideal para emagrecer de forma definitiva sem banir nenhum alimento ou sentir fome, e ainda descobrem um novo estilo de vida saudável, que acabará com o chamado “efeito sanfona”. Por isso, a O2 preparou este guia completo, que traz para você dicas de como perder peso com a corrida, desde suas primeiras passadas, passando por dicas de alimentos saudáveis, treinamentos para a começar a correr de forma tranquila e exercícios específicos para fortalecer a região do core.A alimentaçãoPara Patrícia Bertolucci, nutricionista com pós-graduação em fisiologia do exercício, um dos maiores benefícios da prática de atividade física é a substituição de massa gorda (gordura) por massa magra (músculo). “É um processo que exige comprometimento com a atividade física, e que não ocorre de um dia para o outro. A massa gorda está relacionada a inúmeros problemas, como doenças cardiovasculares, obesidade, problemas vasculares, hipertensão, diabetes, entre outros”, alerta.A especialista continua: “Já o aumento dos músculos está ligado à taxa metabólica mais acelerada e maior capacidade de queima de gordura”. Dessa forma, ela conclui que quem perde peso diminuindo a gordura e aumentando a massa magra consegue emagrecer com mais facilidade e manter o peso, já que a taxa metabólica continuará alta e o novo corredor passará a gastar mais calorias, mesmo em repouso. “Trocar gordura por músculos envolve fortalecimento de articulações, melhora do alongamento e do sistema respiratório, aumento da disposição e outros fatores que só trazem qualidade de vida”, complementa.A também nutricionista Patrícia Campos complementa afirmando que “Emagrecer treinando significa poder comer um pouco mais do que perder peso apenas com dietas. Dietas essas que, inclusive, podem diminuir a massa magra e, com isso, reduzir o ritmo do metabolismo”, explica..
Descubra os benefícios

No primeiro mês de prática do novo esporte, o ex-sedentário vai perceber mudanças no condicionamento físico. “Nesse período, o iniciante já percebe uma melhora no sistema cardiorrespiratório, isto é, ele cansa menos ao correr e se sente mais disposto após os treinos. Além disso, pela demanda maior de sangue do organismo, o sistema circulatório também sofre adaptações, facilitando a remoção de toxinas. A capacidade respiratória também melhora, com um pulmão mais eficiente e resistente”, enumera Correia.Já o também fisiologista Alexandre Ferrari acrescenta mais uma informação sobre as mudanças fisiológicas. “A adaptação ao exercício se dará primeiro no sistema cardiorrespiratório, para só em seguida ser visível no sistema musculoesquelético. Ao iniciar a atividade física, seja ela qual for, esses dois sistemas irão mostrar sinais de melhoras significativas a partir da sexta semana de atividades regulares.”Corra!Apesar das dificuldades do início, os benefícios de aliar-se a prática de uma atividade física para emagrecer permitem não apenas livrar-se dos quilos a mais de forma definitiva e saudável, mas também garantir mais qualidade de vida e uma nova filosofia.

Para Marcos Paulo Reis, diretor técnico da MPR Assessoria Esportiva, a questão não é apenas perder peso, e sim aprender a gostar de correr. “É necessário garantir a esse iniciante o estímulo certo para começar a sentir prazer com a prática desse esporte. Se ele for submetido a um treino de 30 minutos de corrida logo nos primeiros dias, vai se sentir cansado e desmotivado, sem vontade de continuar. Mas se realizarmos um trabalho com o mesmo período, só que intercalando corrida e caminhada, o gasto calórico será o mesmo ou maior, e ele estará disposto a continuar”, ensina.Para ganhar cada vez mais com a prática da corrida, é necessário estar em dia com os treinos e, principalmente, gostar das passadas e incluí-las nas atividades diárias. Segundo Ricardo Arap, diretor técnico da Race Assessoria Esportiva, para que o iniciante possa se considerar um corredor, é necessária uma frequência mínima de treino de três vezes semanais, quatro no máximo, com trabalhos que durem, em média, de 30 a 45 minutos. “Não adianta realizar treinos muito fortes logo no começo. As chances de lesões são muito grandes. O ideal é treinar de forma gradual, inclusive porque essa é uma das vantagens da corrida: a manutenção do peso fica mais fácil com o tempo, enquanto as passadas ficam mais agradáveis”, fala. (Continue lendo aqui).

3 comentários:

Clarissa disse...

Ahahhah!

Eu sabia que você ia gostar.
É um "mundo" novo!
eu vim justamente trazer uma coisa pra você ler.
Não precisa publicar não, ou edite se você quiser.
É porque achei muita coincidência!
Olha só:

"Fora do sofá
Em 2007, depois de passar muito tempo no sofá, assistindo TV, Luiz Antônio Moreira da Silva, decidiu começar uma nova vida. Uma vida mais saudável. Com a dedicação da mulher, que corre desde 2005, fez da corrida sua nova arma para uma saúde melhor.

“O que me motivou nesses três anos de corrida foi uma busca pela qualidade de vida. Comecei a perder peso e ter uma vida melhor, tanto física quanto mental. Já participo de maratonas e meias-maratonas, o que é bem empolgante”"

Quê que eu falei sobre correr atrás, literalmente?


Veja a matéria de hoje, sobre a Night Run que aconteceu ontem:
http://o2porminuto.uol.com.br

Mirian disse...

Oi flor!!! Hihihi já viciou hein? Delicia!!! Que isso mesmo te motive, e o emagrecimento seja uma consequencia dos seus atos!

Meu marido como muito bem, de tudo e vive abusando, mas graças a DEUS não me passa vontade não...tem o maior cuidado! Não sei o que faria se ele não tivesse nem ai pra mim...heheh! Mas seja forte amiga, logo ele percebe suas conquistas e quem sabe não embarca com vc?

Ai eu não troco isso aqui por nada...amo!

Bjinhos linda e uma excelente semana

Simone Domingues disse...

oii lindona,

Bom diaaaaa

amiga estou passando para te desejar uma linda semana.
beijos e força sempre

ps: vou tentar começar a praticar corrida hoje, mas confesso amiga que não sou muito boa para isso parece que meus bofes vão pular pela boca kkk mas vou tentar depois te conto.